Os Maias – Vídeos da série

Baseada em romance homônimo do escritor português Eça de Queiroz, Os Maias apresenta um retrato da decadente aristocracia portuguesa, na segunda metade do século, através da trágica história de uma tradicional família lisboeta. Dividida em duas fases, a minissérie é narrada pelo ator Raul Cortez.
– A trama tem início quando Pedro da Maia (Leonardo Vieira), filho de Afonso da Maia (Walmor Chagas), apaixona-se por Maria Monforte (Simone Spoladore). Herdeiro de uma nobre família portuguesas, Pedro é um rapaz inseguro e frágil, o oposto de seu pai, que sempre foi contra à educação cristã que sua mulher dava ao filho. Desde a morte da mãe, Pedro vivia enclausurado pela melancolia, mas sua vida se transforma inteiramente quando conhece a bela e envolvente Maria Monforte. Apesar da evidente felicidade de seu único filho, Afonso reprova o romance, por causa do passado nebuloso do pai de Maria, Manuel Monforte (Stênio Garcia), um traficante de escravos que não pertence à alta sociedade lisboeta. Dom Afonso é um homem rígido e íntegro. Apesar de liberal em suas convicções políticas, é extremamente conservador quanto aos valores familiares. Por isso tenta impedir de todas as formas que seu filho se case com aquela mulher. A intervenção de Afonso, no entanto, não é capaz de alterar o destino de Pedro e Maria.

 

TRAMAS PARALELAS
Os amigos de Carlos Eduardo
– A trama é pontuada por histórias vividas pelos amigos de Carlos Eduardo – João da Ega (Selton Mello), Vitorino Cruges (Ilya São Paulo), Teodorico Raposo (Matheus Nachtergaele) e Craft (Dan Stulbach) –, que discutem temas como educação, família, casamento, religião e política, representando o ideário da juventude lisboeta da época. O cínico João da Ega é seu fiel e inseparável companheiro, com quem Carlos desenvolve uma amizade sincera e duradoura. O personagem é considerado alter ego de Eça de Queiroz.
– Teodorico é responsável pelo tom de humor da minissérie. Ele é sobrinho de Patrocínio das Neves (Mirian Muniz), a Titi. Carola e muito severa, Titi louva a Deus sobre tudo e todas as coisas, sente total repulsa ao sexo e mantém-se imaculada. Criou Teodorico como se fosse seu filho e nem desconfia que ele é o maior dos libertinos, amante de um bom fado, conhecido como o “Rapozão das espanholas”.

– Outro personagem que merece destaque é Eusebiozinho (Felipe Martins), filho de Eugênia Silveira (Jandira Martini), um rapaz fraco, sem caráter. Extremamente fiel a Deus, mas capaz de trair um amigo íntimo.
GALERIA DE PERSONAGENS
Adriano Leonel – Eusebiozinho (criança)
Alisson Silveira – Charles
Ana Carolina Herquet – Maria Eduarda (criança)
Ana Paula Arósio – Maria Eduarda

Antonio Calloni – Palma Cavalão
Ariclê Perez – Maria da Gama
Bruno Garcia – Adelino
Carlos Alberto – Dom Diogo Coutinho
Cecil Thiré – Jacob Cohen
Dan Stulbach – Craft
Eliane Giardini – Condessa de Gouvarinho
Eva Wilma – Maria da Cunha
Ewerton de Castro – Manoel Vilaça
Fábio Assunção – Carlos Eduardo da Maia
Fabio Fulco – Tancredo
Felipe Martins – Eusebiozinho
Francisca Queiroz – Ana
Gilles Gwizdek – Monsieur Théodore
Giselle Itié – Lola
Hélio Ary – Batista
Ilya São Paulo – Cruges
Ivan Mesquita – Coronel Sequeira
Isabelle Drummond – Rosa
Jacqueline Dalabona – Joana Coutinho
Jandira Martini – Eugênia Silveira
José Lewgoy – Abade Custódio
Jussara Freire – Amélia
Leonardo Medeiros – Taveira
Leonardo Vieira – Pedro da Maia
Luís de Lima – Monsieur Guimarães
Maria Clara Fernandes – Encarnación
Maria Isabel Quinhões – Teresinha (criança)
Maria Luisa Mendonça – Rachel Cohen
Mariana Leoni – Adélia
Marília Pêra – Maria Monforte (2ª fase)
Marina Ballarin – Melanie
Marcos França – Domingos 
Matheus Nachtergaele – Teodorico Raposo
Mila Moreira – Viscondessa de Gafanha
Mirian Muniz – Titi
Mônica Martelli – Consuelo
Osmar Prado – Tomás de Alencar
Otávio Augusto – conde de Gouvarinho
Otávio Muller – Dâmaso Salcede
Paudlo Betti – Joaquim Castro Gomes
Phillip Croskin – Mr. Brown
Raul Cortez – Eça de Queiroz, o narrador
Renata Soffredini – Gertrudes
Rita Elmor – Teresinha
Rodrigo Penna – Artur Corvelo
Ronnie Marruda – Mulato Julião
Ruth Brennan – Miss Sarah
Samir Alves – Carlos (criança)
Selton Mello – João da Ega
Sérgio Viotti – padre Vásquez
Simone Spoladore – Maria Monforte (1ª fase)
Stênio Garcia – Manuel Monforte
Walmor Chagas – Dom Afonso da Maia
Walter Breda – Xavier
Thelma Reston – Vicência
CURIOSIDADES
– Maria Adelaide Amaral incluiu em sua adaptação personagens e tramas de outros dois romances de Eça de Queiroz: A Relíquia A Capital.
– Alguns meses antes do início das gravações, o elenco e a equipe participaram de palestras feitas por especialistas na obra de Eça de Queiroz, realizadas na Central Globo de Produção. Os palestrantes foram Beatriz Berrini, doutora em Letras pela Universidade de São Paulo, considerada a maior especialista em Eça de Queiroz no Brasil; Campos Matos, consagrado arquiteto português, estudioso e autor de livros sobre a obra do escritor; Nicolau Sevcenko, historiador especializado no século XIX; Isabel Pires de Lima, portuguesa, membro do projeto Eça de Queiroz e conselheira de redação da Revista Queiroziana; e Carlos Reis, português, diretor da Biblioteca Nacional de Lisboa. 

– A série foi produzida em parceria com a emissora portuguesa SIC (Sociedade Independente de Comunicação) e estreou simultaneamente em Portugal e no Brasil.
– Os Maias marcou o retorno do diretor Luiz Fernando Carvalho à TV Globo, após três anos afastado da televisão para se dedicar ao filme Lavoura Arcaica (2001).
– A versão para DVD, lançada em 2004, foi editada pelo próprio Luiz Fernando Carvalho, que fez alterações no formato da série, cortando as partes da narrativa que se referem aos romances A Relíquia A Capital. Além de depoimentos de alguns atores do elenco e comentários de Maria Adelaide Amaral sobre a adaptação do romance para a televisão, o material extra do DVD apresentou as notas sobre a obra literária, de Beatriz Berrini. A versão teve a primeira tiragem esgotada no Dia das Mães.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s